+55 21 3500 0370

© Dimensional Engenharia 2022. Todos os direitos reservados.
Webdesign/Instalações/Otimizações/Programação: AbóboraX Design

Design, tecnologia e sustentabilidade

A premissa deste empreendimento é ser um novo conceito de casa de alto padrão no Rio de Janeiro.

A Casa Cave é um projeto totalmente diferenciado, com o objetivo de ser uma referência em design, tecnologia e sustentabilidade, provendo saúde, conforto, bem-estar e elevado padrão construtivo. É a primeira residência unifamiliar com Certificação Ambiental do Rio de Janeiro – Selo GBC Casa do Green Building Council Brasil. A Sustentabilidade permeia desde seu design, passando pelos materiais e pela execução da obra. A Dimensional é a primeira construtora do Rio a se tornar Carbono Neutro e, para isso, apagou a pegada de carbono da Casa Cave. A Casa Cave é carbono neutra.

O nome da casa remete a cavar em português, à caverna em inglês e à adega em francês. Trata-se de uma referência descontraída às men cave inglesas (espaço de diversão e descompressão dos adultos), devido ao espaçoso subsolo, e ao destaque para a icônica adega da casa.

Ao olhar, o design minimalista e as linhas sutis da construção são elegantemente simples. Menos é mais. Contudo, para alcançar este resultado foi necessário empregar o estado da arte da engenharia. A fachada frontal é marcante, com duas caixas de concreto aparente superpostas, com linhas sutis que atraem os olhares pelo misto de leveza e suntuosidade.

Os materiais empregados basicamente são o concreto aparente, o mármore travertino, a madeira, o aço e o vidro. O concreto aparente é o destaque do estilo minimalista. Ao mesmo tempo que as suas linhas são leves, ele é sólido, durável e totalmente reaproveitável. No conceito de economia circular, é um material reciclável com alto valor agregado.

Os mais atentos podem achar incompatível os grandes vãos livres e a esbeltez dos elementos da fachada. Para isso foi empregada engenharia de ponta, utilizando um modelo estrutural refinado, calculado por especialista e conferido por terceira parte independente, com lajes planas densamente armadas e com concreto de alto desempenho.

O empreendimento foi totalmente modelado em BIM e conta com o que há de mais moderno sistemas de monitoramento e automação. O conceito de casa inteligente, sempre conectada, concebida em um mundo digital para um mundo digital, é premissa fundamental do empreendimento. O projeto de rede contempla internet a cabo em todas as TVs, Wi-Fi de alta velocidade cobrindo toda a casa e preparo para IOT. A Casa Cave é 4.0.

Localizada em condomínio fechado, projetada pelo Arquiteto Duda Porto, a casa possui dois pavimentos e subsolo.

No térreo fica a sala de estar ampla e arejada com parte em pé-direito duplo, espaço home teather e brinquedoteca, sala de jantar, escritório com banheiro (reversível para suíte), lavabo, cozinha, lavanderia, além de área de lazer com espaço gourmet, vestiário, lavabos, sauna com ligação direta à piscina com deck e paisagismo do Hanazaki. O mármore travertino é o revestimento de piso de todo o térreo. Na sala, a parede em pé-direito duplo é uma escultura de 6,5 metros de concreto aparente com valor arquitetônico.

O pavimento superior terá 4 suítes com closets e varandas, sendo uma suíte master com banheiros independentes, além de jardim suspenso.

A casa possui espaços amplos, mas sem exageros. Menos excesso e mais essência. A única exceção é o subsolo, com 17 x 10,5 metros de vão livre de pilares. A entrada para o subsolo é uma verdadeira obra de arte da engenharia, sendo as paredes da rampa construídas em concreto aparente em curva. O subsolo terá estacionamento para 8 veículos, oficina, adega, academia, lounge, depósitos, área técnicas, canil, além de dependências completas para funcionários com duas suítes. A garagem será climatizada e reversível para salão de festa.

A casa foi focada totalmente nos moradores e em seu uso, de forma a propiciar conforto, saúde e bem-estar, com um fluxo pensado com conceito modular, permitindo o uso de diversos espaços de forma autônoma ou simultânea, controlando a entrada em áreas privativas e com a possibilidade de isolamento das áreas sociais. O pavimento superior, no qual ficam os quartos, é protegido por uma porta de segurança.

O ar-condicionado, além de automatizado e controlado por smartfones ou tablets, é totalmente dutado nas áreas sociais e nas áreas íntimas, sendo que nos quartos há renovação de ar com captação exterior. Isto é um grande diferencial para a saúde dos moradores, já que a renovação de ar nos ambientes de longa permanência diminui a incidência de uma série de doenças respiratórias e de mal-estar.

Outro ponto extremamente estudado foi a dicotomia entre a privacidade e a integração com o exterior. A casa possui esquadrias que vão do piso ao teto, com grandes aberturas e áreas de vidro, inclusive na fachada frontal com pé-direito duplo de mais de 6 metros, propiciando iluminação e ventilação naturais, bem como integrando os ambientes internos com os externos. Entretanto, todo o projeto arquitetônico e de paisagismo foi pensado para prover privacidade aos moradores na utilização destes espaços.

A residência contará com dispositivos de eficiência energética, microgeração de energia solar, reservatório de reuso de água, cisterna, sistema de automação, CFTV, elevador, gerador de energia e sistema de irrigação automatizado.

Sendo a primeira residência unifamiliar com Certificação Ambiental do Rio (Selo GBC Casa) e tendo neutralizado as suas emissões de carbono, a Casa Cave quebra paradigmas e demonstra que é possível construções de médio e pequeno porte estarem alinhadas com a agenda ambiental mundial e com o combate à mudança climática. Literalmente, o exemplo vem de casa.

O luxo é ter propósito.

Qualidade e Sustentabilidade

O empreendimento possui Certificação Ambiental e, por isso, é totalmente aderente às leis, às normas e às melhores práticas no tocante a ser ambientalmente correto e socialmente justo. Além disso, a Dimensional inventariou as emissões de carbono de todas as suas operações, incluindo a Casa Cave, e as neutralizou, tornando a empresa e esse empreendimento carbono neutros.

A implementação do projeto foi de elevada complexidade, demandando uma equipe multidisciplinar e uma seleção rigorosa de colaboradores, parceiros e fornecedores, garantindo a qualidade almejada.

Conforto em todos os detalhes

A Casa Cave foi concebida com um programa de necessidade que garante funcionalidade e bem estar à seus futuros moradores, com um fluxo pensado com conceito modular, permitindo o uso de diversos espaços de forma autônoma ou simultânea, controlando a entrada em áreas privativas e com a possibilidade de isolamento das áreas sociais.

Eficiência e Tecnologia

A residência contará com dispositivos de eficiência energética, microgeração de energia solar, reservatório de reuso de água, cisterna, sistema de automação, CFTV, elevador, gerador de energia e sistema de irrigação automatizado.

Na vanguarda tecnológica, conta ainda com droneporto e compartimento de delivery box para recebimento de encomendas e compras.

A Casa Cave utiliza processos construtivos e técnicas inovadoras, como a metodologias de projeto como o BIM (Building Information Modeling) com de modelos virtuais da construção, que garantem maior qualidade, controle e planejamento da execução da obra.

A obra tem acompanhamento por drones e por câmeras 360º com visualização remota, uso de realidade aumentada (RA) e armazenamento de documentos digitais na nuvem com verificação de plantas de projetos por QR Code.

COMERCIALIZAÇÃO:
PROJETO:
CONTRUÇÃO E REALIZAÇÃO: